quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"1km de cada vez"



"É essa a matriz fundamental deste livro: a alegria da viagem preguiçosa. Um olhar pelo mundo em slow motion - mais do que um olhar que viaja devagar, uma reflexão que viaja parada. Uma espécie de maturidade dos passos, que têm tempo para perder tempo com os lugares, as situações, os encontros e reencontros que o mereçam. Que têm tempo para ler livros nos territórios onde eles foram escritos ou ambientados. Que têm tempo para honrar culturas e idiomas distantes e desconhecidos. E prestar uma vassalagem serena e profunda aos pormenores geralmente invisíveis ou desprezados do acto de viajar."

"As melhores coisas do Mundo são gratuitas"

"Para o viajante preguiçoso o contrario de viajar não é ficar em casa, mas sentir-se em casa. O viajante preguiçoso e aquele que não tem pressa de mudar de sitio....um turista apenas procura, um viajante deixa-se perder."

"O sedentário esta perdido porque tem um destino a encontrar que não encontra. O nómada não procura, encontra-se no próprio acto de viajar."

"Não é verdade que o planeta seja redondo. É armilar. Anda-se às voltas e nunca se regressa ao mesmo sítio. A estrada, sim, passa por lá; mas o tempo também passa, e leva de nós o que fomos antes. Falta-nos o mesmo momento para podermos regressar ao mesmo sítio. Regressamos já outros, e compreendemos que o sítio já não é o mesmo."

"O que conta na vida não é a duração, é a sua intensidade."

"Dou mais valor a um minuto que a um cêntimo."

Um livro que ensina a ser um viajante, ou pelo menos, mostra a perspectiva de um. As suas experiências, encontros, desencontros, lugares, musicas...
Paginas que nos transmitem como pertencer a uma viagem, e não apenas, chegar, chegar e "turisticar".

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

N.R.P. Sagres - 3ª circum-navegação

Bons ventos e marés vos acompanhem na 3ª viagem de circum-navegação da Sagres, a vós que seguram o leme da barca á vela mais bela deste mundo e dos outros. Votos de uma belíssima viagem a toda a guarnição e ao cmdt. Pedro Proença Mendes.

Viva a Sagres, e que ela navegue por muitas mais décadas...